sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Jovem: rosto alegre da Igreja

Um grande santo, amante da juventude, já dizia: “O demônio tem medo de uma pessoa alegre” (Dom Bosco).
E o apóstolo mais moço vem dar um grande impulso aos jovens ao escrever:
“Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes e a Palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o Maligno” ( I João 2, 14b).
Na caminhada com Deus, tenho percebido que o inimigo tem tentado roubar dos jovens aquilo que lhes é mais característico: a alegria. E não faltam exemplos de jovens depressivos, que querem se matar, que estão sempre estressados e “reclamões”. Quantos estão ao nosso lado! Mas isso não está nem um pouco de acordo com o sonho de Deus para nós! O jovem não pode continuar sendo um ninho de desilusões e reclamações!
Quando um jovem se encontra pessoalmente com Jesus, naquela experiência marcante e única, aí ele encontra sua grande alegria! Somente em Jesus Cristo o jovem pode viver a plenitude da força interior que nele reside! Somente guiado pelo Espírito Santo, este maravilhoso Hóspede da alma, o jovem consegue ordenar os conflitos interiores que vive, buscando a castidade em todas as áreas da sua vida.
A castidade carrega consigo, infelizmente, o adjetivo de proibição no sentido mais mutilador da palavra. Porém, a castidade que Jesus convida todos os jovens a viver não tem nada de mutiladora, de pesada, de enfadonha. Ao contrário, é ela a grande mestra que ensina o jovem a colocar cada coisa no seu lugar, com o devido tempo, com a devida dedicação, e com serenidade. Um jovem, que vive castamente, experimenta alegrias que nenhuma outra pessoa pode sentir. Experimenta a verdadeira Liberdade! Não existe liberdade sem a castidade! Quando ele começa a viver castamente, ele começa a vivenciar um caminho com as alegrias que todo jovem busca, mas com ordem, sem inconstâncias. É um caminho que o ensina a cuidar da sua ansiedade em encontrar as respostas para suas perguntas, sem se deixar levar pelas respostinhas rápidas e instantâneas que o inimigo de Deus oferece.
Por isso o Demônio teme ao ver um jovem que vive a castidade, porque vê nele o rosto jovem e forte de Jesus, que não se rendeu, mas foi até o fim na Cruz! Vê nele o rosto puro da Jovem Virgem de Nazaré, que se abandona à vontade de Deus, que traz ao mundo a Salvação!
É tempo de se levantar uma geração de jovens que se abandonem ao sonho de Deus para sua vida, que tenham a plena confiança no plano de alegria que O Senhor tem para cada um de nós, para que o mundo possa contemplar nesta geração o rosto de Jesus, como disse nosso Papa Bento XVI aqui no Brasil no encontro com a juventude:
"A Igreja precisa de vós, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jovem a Igreja se apresentaria desfigurada."
Jovem, busque o Senhor! Deus sonha com você todos os dias! A cada dia, Ele tem um Sonho para sua vida! Busque viver este sonho de amor! Vá visitar Jesus no Santíssimo Sacramento e experimente um pouco do sonho de Deus na sua intimidade com Ele! Vá atrás das promessas de Deus para sua vida! Elas são eternas!

Paz e Unidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário